mimi ramp

Mini Rampas
As mini rampas são populares em todo o mundo, pois devido a pouca altura que elas possuem, as manobras são executadas com uma maior facilidade. Nesta modalidade, a uma mistura de street com vertical.
Na realidade as mini ramps são um mini half pipe, onde as paredes não chegam ao vertical. Elas variam de 1 a 2 metros e 10 cm de altura. São excelente para se aprender manobras, principalmente as que utilizam bordas, onde o eixo ou as rodas, permanecem em contato com o coping (detalhe de acabamento feito por um cano, inspirado nas piscinas americanas de fundo de quintal).
Essas pistas são facilmente construídas. O risco de se machucar em uma manobra é bem pequeno e é uma prática necessária para a evolução de qualquer skatista.
Partes do skate:
Shape (1)
Lixa (2)
Truck (3)
Roda (4)
Rolamentos (5)
Parafusos (6)
Dicas para montar um skate

Shape
O shape é a tábua usada no skate. É composto por várias folhas prensadas (podem ser 6 ou 7 dependendo da marca), podem ser largos ou estreitos, leves ou mais pesados e possuem um tail e um nose. O tail e o nose tem tamanhos variados dependendo do "model" (modelo) do shape, a escolha fica a critério de cada um, eles também podem ter curvas nas laterais (concaives) para ajudarem nas manobras de flip, alguns gostam de muito concaive outros de pouco.

Vista lateral do tail de um shape, focando o concaive lateral.
Quando for comprar um shape, não se deixe levar pela beleza que ele apresenta. Vire ele do avesso para ver se está tudo em ordem. Verifique se nas bordas do shape não há bolhas. Veja se tem um bom acabamento na pintura, que normalmente é resinada. Fique de olho nas ondulações irregulares que ele pode apresentar em seu plano. Veja se nele não há algum tipo de rachadura. Observe a furação para o encaixe dos trucks Prefira os shapes mais leves, observe se as folhas estão alinhadas e se não há espaço entre elas. O tamanho do shape vai depender de seu estilo geralmente quem anda de street prefere shapes mais estreitos e quem anda de miniramp ou vertical prefere shapes mais largos; quem anda num estilo mais técnico prefere shapes estreitos e quem anda mais "agressivo" prefere shapes mais largos, mas não devemos nos basear por isso, o ideal é ir experimentando vários models até descobrir o ideal. Quanto aos concaives, também fica a critério de cada um.

Quebrar shapes não é uma coisa fora do comum, porém se ao comprá-lo não observarmos alguns aspectos importantes isso pode ocorrer antes do previsto.
Lixa
Podem ser nacionais (lixa d'água) ou gringas (de melhor qualidade).Cuidados a serem tomados para a lixa não cegar:
1 Nunca molhar.
2 Nunca sujar com pó ou areia.
3 Nunca andar de skate descalço.

Trucks
O truck, é o eixo usado para "ligar" as rodas ao shape, essa peça é responsável pela estabilidade do carrinho (ela controla o skate, para ele não ficar puxando pros lados), geralmente os trucks são fabricados de ferro ou ligas usando este material, muitas vezes usando até aço. O truck é composto por várias peças (veja figura-1): um [1] parafuso central, [2] amortecedores, [3] chupeta, [4] hanger (peça principal), [5] eixo e a [6] base.


Prefira os trucks mais leves, com bom acabamento, pois isto vai influenciar bastante no grind. Se você tiver condições vale a pena adquirir os importados.
Ao comprar o truck preste atenção se ele tem alguma rachadura ou alguma parte danificada, veja se os eixos estão passando o hanger do mesmo tamanho.
Após comprar o truck ajuste o parafuso central de acordo com o seu gosto. Muito apertado irá dificultar nas curvas, porém o skate ficará mais estável, pouco apertado irá facilitar nas curvas, porém o skate vai ficar BEM instável, balançando muito. O correto é apertar o parafuso moderadamente para não esmagar os amortecedores.
Rodinhas
As rodinhas com furo são bem mais leves que as normais.
O design da rodinha influi bastante na velocidade. A "dureza" da rodinha é medida pela letra A. Ela também influi na velocidade, no deslize o no desgaste. Normalmente a rodinha mais usada é a 100A. Quanto menor o valor da rodinha, mais macia ela é. O tamanho da roda além de influi na velocidade, influi bastante na estabilidade.
Quanto maior a rodinha menor a velocidade e maior a estabilidade. Esta é muito boa para iniciantes. As rodinhas menores são mais velozes, porém se perde a velocidade mais rápido, é boa para andar em chão liso. Mas muito perigosa para iniciantes.
As rodinhas do skate são feitas geralmente de uretano, um material produzido junto a evolução do esporte, porém existem rodas feitas de outros materiais (qualidade inferior, usadas em "skates de brinquedo"), podem ser de gel, borracha e até de plástico.
Ao comprar as rodinhas preste atenção se elas têm alguma rachadura ou alguma parte danificada.
Rolamentos
São peças colocadas no buraco das rodas, servem para fazê-las girarem, sem os rolamentos um skate não sai do lugar, por isso é preciso ter certos cuidados com eles:
1- Retire os rolamentos do skate uma vez por semana para ver se estão danificados ou sujos.
2- Caso estejam danificados, não tem jeito, você terá que substituí-los. Em caso de apenas estarem sujos, basta passar um pano seco (se tiver muito sujo pode usar um solvente junto) e só passe óleo se os rolamentos estiverem travando ou muito secos.
3- Nunca coloque óleo sem antes limpar os rolamentos, ou mesmo se eles já estiverem lubrificados, isso só irá atrair mais pó que ficará grudado no óleo. Rolamentos.
Antes de comprar seu rolamento leia sua faq. Não precisa gastar uma fortuna com rolamentos caros. E não se deixe levar pela classificação abec. E Em hipótese alguma compre rolamentos de patins in line.
Parafusos
Servem para juntar os trucks ao shape, podem ser de dois tipos: alley ou estrela. Não existem muitos cuidados a ter com os parafusos, somente tome cuidado ao apertá-los, para eles não espanarem.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Muito bom as dicas, para mim que curto muito mini ramp e dar umas manobras solo o shape ideal seria um 8.0 com rodinhas 53 mm? E qual o tamanho do truck ideal ? Eu nao gosto de truck aparecendo para fora do skate

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